A dengue é uma das doenças tropicais, e surge através de infecção viral causada pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti.
Saiba mais sobre essa arbovirose e as formas de tratamento e prevenção da doença na leitura a seguir:
O que é dengue?
A dengue é uma doença pertencente ao grupo das arboviroses, que são doenças causadas pela transmissão de vírus através da picada de um mosquito. No caso da dengue, o mosquito transmissor é a fêmea do Aedes aegypti, mesmo agente causador das doenças Zika e Chikungunya.
Existem evidências de que o mosquito da dengue tenha vindo para o Brasil em algum dos navios que partiram da África, trazendo escravos para o país, e a primeira epidemia ocorreu entre 1981 e 1982, em Boa Vista, Roraima.
A urbanização consequentemente causou crescimento desordenado da população, interferindo em baixos saneamentos básicos e fatores climáticos favoráveis à reprodução e transmissão do Aedes aegypti.
O vírus da dengue, o DENV, se apresenta em 4 sorotipos diferentes com genótipos e linhagens diversificados, conhecidos como DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4.
Quais as formas de transmissão da dengue?
Além da picada do mosquito, a dengue pode ser transmitida através de transfusão sanguínea ou da gestante para o seu bebê. Geralmente, pessoas infectadas podem levar de 3 a 15 dias para apresentar os primeiros sintomas, sendo comum uma média de 6 dias para o aparecimento dos sinais.
Quanto tempo leva da picada até os primeiros sintomas da dengue?
Os primeiros sintomas da dengue surgem na fase chamada viremia, onde o vírus circula pelo corpo 1 dia antes do surgimento da febre, perdurando até o 5º dia.
Caso uma fêmea do mosquito, durante essa etapa, picar uma pessoa infectada, ela poderá sugar o sangue contaminado pela virose, sendo esse vírus replicado de 8 a 12 dias até que seja transmitido.
Uma vez que isso ocorre, o mosquito transmite a doença até o fim de sua vida, que pode durar até 45 dias.
Quais os sintomas da dengue?
Um paciente infectado pelo vírus da dengue pode apresentar os seguintes sintomas quando a doença se apresenta em sua forma mais simples:
- Febres altas, que podem chegar de 39° a 40°C, e durar de 2 a 7 dias;
- Dor atrás dos olhos;
- Dor de cabeça;
- Dor no corpo;
- Dor muscular e nas articulações;
- Mal-estar, podendo ocorrer náuseas, vômitos e diarreias;
- Manchas na pele, de cor avermelhada, que podem estar acompanhadas de coceira ou não.
É importante que, ao perceber os sintomas de dengue leve, o paciente procure auxílio médico e realize os tratamentos necessários, para evitar complicações graves como choque grave e hemorragia, condições que podem causar a morte do paciente.
A doença também pode variar a gravidade de acordo com características individuais do infectado, como idade, etnia e presença de comorbidades. Além disso, cada vez que uma pessoa fica acometida pela doença, maior a gravidade da mesma.
Vale lembrar que os anticorpos produzidos durante a presença de dengue no organismo são referentes ao sorotipo do vírus causador. Ou seja, se um paciente foi infectado por um vírus DENV-1, os anticorpos produzidos irão proteger o organismo somente desse sorotipo, sendo disfuncionais aos sorotipos 2, 3 e 4.
O que fazer em caso de sintomas de dengue?
Em caso de sintomas de dengue, busque um serviço de saúde para realizar atendimento médico eficaz para a situação. Jamais faça a ingestão de medicamentos sem prescrição médica.
Como saber se estou com dengue?
Durante o atendimento médico, serão levadas em consideração os sintomas e períodos de epidemia, investigação se o local de moradia ou trabalho do paciente podem ser pontos propícios à presença do Aedes aegypti e a quantidade de casos infectados ou suspeitos na região.
Para auxiliar o diagnóstico, pode ser solicitado algum exame laboratorial que teste dengue, como hemograma com contagem de plaquetas, que podem ser realizados até o 5º dia de sintomas, ou exames específicos para detectar a presença do vírus no organismo, realizados a partir do 6º dia de sintomas.
Como tratar dengue?
A dengue não possui um tratamento específico. Logo, se você busca formas de como curar a dengue em 72 horas a resposta é: se cuide! Existem ações que podem ajudar nos alívios dos sintomas de dores e febre, como por exemplo:
- Hidratar-se bastante com água, água de coco e soro caseiro, para evitar a desidratação;
- Realizar um bom repouso;
- Utilizar repelentes, para evitar a promoção da virose pelo mosquito;
- Utilizar roupas que cubram maior parte do corpo;
- Utilizar mosquiteiros.
Caso o paciente já se encontre bastante desidratado, o profissional da saúde pode solicitar a administração de soro intravenoso, para ação mais rápida na recuperação do paciente. JAMAIS se automedique! Dengue é coisa séria e deve ser tratada com fármacos somente prescritos por um profissional da saúde.
LEIA TAMBÉM: Medico infectologista: o que é e do que trata?
Qual remédio para dengue não devo tomar?
Não utilize, de forma alguma, fármacos à base de ácido acetil salicílico e anti-inflamatórios, como aspirina e AAS, uma vez que a ingestão desses medicamentos pode provocar hemorragia.
Quando a dengue está sarando coça?
Sim, existem casos em que o paciente pode apresentar sintomas de coceira devido à reabsorção do líquido extracelular presente no sangue e no tecido da pele pela recuperação das feridas e manchas.
Geralmente os sintomas de coceiras na recuperação da doença duram de 2 a 3 dias, podendo se estender por 1 semana ou mais.
Existe alguma vacina da dengue?
No final do ano de 2023 o Ministério da Saúde incluiu a vacina contra a doença no Sistema Único de Saúde (SUS), tornando o Brasil o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público de saúde.
A vacina, chamada de Qdenga, terá foco inicial nas regiões prioritárias. De acordo com dados emitidos pelo laboratório fabricante Takeda, a previsão de entrega para 2024 é de mais de 5 milhões de doses, sendo a vacinação composta por duas doses.
Qual a diferença da dengue clássica para a dengue hemorrágica?
Em um breve resumo, a dengue em forma clássica provoca sintomas semelhantes ao da gripe, como febre alta e dores no corpo, enquanto a hemorrágica apresenta sangramento na pele, gengivorragia e epistaxe.
Quais as formas de prevenção da doença?
A promoção de campanhas de combate à doença e um saneamento básico de qualidade, além do combate físico e químico das larvas do Aedes aegypti e utilização do fumacê nas ruas e áreas mais afetadas. Suas ações também fazem diferença! Logo, evite manter água parada em lugares como:
- Latas;
- Embalagens;
- Copos plásticos;
- Pneus;
- Vasinhos de plantas;
- Jarros de flores;
- Lixeiras;
- Entre outros.
[forminator_quiz id=”8281″]
A AmorSaúde é a rede de clínicas populares que mais cresce no Brasil, oferecendo diversas especialidades como cardiologia, oftalmologia, odontologia e ginecologia.
Se você gostou deste conteúdo e deseja investir mais na sua saúde, agende já sua consulta conosco!