Todo mundo deseja ter um sorriso mais branquinho, não é verdade? Porém, o procedimento de clareamento dental precisa de alguns cuidados, para serem realizados com maior eficácia.
Neste artigo, você saberá quais cuidados são necessários para o clareamento dental antes de depois do procedimento. Confira e aproveite a leitura!
Aqui você vai encontrar:
ToggleO que é o clareamento dental?
O clareamento dental é um procedimento que consiste no branqueamento dos dentes, através da remoção de manchas escuras. Para isso, é aplicado um gel clareador, à base de produto abrasador, como o peróxido de hidrogênio ou o peróxido de carbamida.
O objetivo do uso dessas substâncias é a remoção das partículas pigmentadas nos dentes, para uma limpeza eficaz.
Por ser um sonho de todos um sorriso mais bonito, o clareamento dental é um dos procedimentos mais buscados nos consultórios odontológicos.
É verdade que existem diferentes tipos de clareamento dental?
Sim, o clareamento dental apresenta dois tipos: o clareamento dental a laser, realizado no consultório odontológico, e o clareamento dental caseiro, realizado com auxílio de uma moldeira.
Porém, essas não são as únicas diferenças entre esses procedimentos. Confira:
-
Clareamento dental a laser
O clareamento dental a laser é um procedimento realizado em consultório odontológico, que consiste na aplicação de um gel clareador e na ativação do mesmo através de laser.
Antes de realizar esse procedimento, são removidas possíveis placas bacterianas e tártaros. Depois, as gengivas recebem uma proteção, para evitar danos.
Com isso, o dentista utiliza um afastador de bochechas e inicia a aplicação do gel clareador sobre os dentes, utilizando uma luz de laser para ativar o gel e ativar o processo de clareamento.
Por fim, são removidos o gel e as proteções colocadas, e a boca do paciente é enxaguada. Normalmente, esse clareamento finaliza de 2 a 3 sessões, com 1 semana de espaço, para descanso e avaliação dos resultados.
-
Clareamento dental caseiro (com moldeira)
O clareamento dental caseiro é realizado através de uma forma caseira, utilizando a aplicação de gel clareador com auxílio de uma moldeira.
Lembre-se que kits de clareamento dental encontrados na internet podem não ser recomendados pela moldeira não ser especial para a sua arcada, deixando-a mal ajustada.
O gel também pode ser ineficaz, ou conter substâncias que irritem as estruturas da boca. Logo, mesmo que caseiro, esse procedimento deve ser realizado sob orientação médica, com uma moldeira sob medida e gel aprovado e testado.
Somente assim, o tratamento será realizado de forma segura e eficaz. Lembre-se que a moldeira deve ser higienizada, e guardada seca na embalagem de proteção, e o gel deve ser armazenado na geladeira.
Geralmente, esse tipo de clareamento dura por 1 mês, sendo aplicado todos os dias.
Existem contraindicações para realizar o clareamento dental?
Se sua saúde bucal se encontra em bom estado, sem hipersensibilidade, infecções e inflamações, você poderá realizar o procedimento de clareamento dental.
Porém, existem alguns grupos de pacientes contra indicados para a realização do procedimento. Veja:
- Gestantes e lactantes;
- Pacientes com hipersensibilidade dental;
- Problema de desenvolvimento dentário;
- Pessoas com problemas bucais, como cáries;
- Pessoas com dentes quebrados, gastos ou de dentina exposta.
- Pessoas com doença periodontal ou raiz exposta;
- Pacientes com alergia ao produto clareador.
Pacientes com restaurações dentárias podem fazer o clareamento dental?
Sim, mas com condições! Primeiro, as restaurações devem ser trocadas, para manter a tonalidade da dentição e a harmonia do sorriso.
É verdade que depois do clareamento, o dente fica mais sensível?
Sim, o clareamento dental sensibiliza os dentes pela penetração dos produtos nos poros da dentina, quando ocorre a ação clareadora.
Com isso, alguns nervos internos são afetados e a região pode ficar mais sensível após o procedimento. Porém, o dentista poderá acompanhar o paciente durante o clareamento dental e controlar a sensibilidade.
Os dentistas também podem recomendar o uso de cremes e pastas para alívio do incômodo.
Quanto tempo duram os resultados do clareamento dental?
A duração do clareamento no dente depende do método realizado e dos cuidados realizados durante e após o procedimento.
Quando há um bom cuidado, a eficácia do tratamento de clareamento dental pode durar por aproximadamente 2 anos, podendo ser refeito.
Cuidados com o clareamento dental, antes e depois do procedimento
É ideal que, antes de realizar o clareamento, o paciente passe por uma limpeza para remoção de tártaro e seja analisado por um dentista, para verificar se há inflamação nas gengivas.
Após a realização do procedimento, o paciente deve seguir alguns cuidados, para aumentar a eficácia do clareamento. Um dos principais cuidados é a diminuição da ingestão de alimentos que podem escurecer os dentes, como por exemplo:
- cigarros;
- café;
- vinho tinto;
- chocolates;
- alimentos com corantes.
A ingestão frequente desses alimentos e bebidas pode tornar a manchar os dentes. Não se esqueça, também, de realizar uma boa higiene bucal e visitar o seu dentista regularmente.
A AmorSaúde é a rede de clínicas populares que mais cresce no Brasil, oferecendo diversas especialidades como cardiologia, oftalmologia, odontologia e ginecologia.
Se você gostou deste conteúdo e deseja investir mais na sua saúde, entre em contato conosco!











