A visão é nossa porta para o contato com o mundo externo e, por isso, mantê-la em boas condições é fundamental. A cirurgia refrativa é mais que um procedimento estético e devolve ao paciente a qualidade de visão em poucos minutos. Ela é uma das mais indicadas para corrigir problemas oculares, como miopia, astigmatismo ou hipermetropia.
Essas patologias ocorrem quando a córnea e o cristalino têm dificuldade de focalizar os raios de luz, que formam a visão da retina. Normalmente, pessoas que sofrem desses distúrbios fazem uso de óculos ou lentes de contato para corrigir o problema. Porém, por estética ou praticidade muitas pessoas têm o desejo de fazer a cirurgia refrativa.
Mas você sabe como ela é feita? Em quais casos a intervenção cirúrgica é recomendada? Vamos esclarecer essas e outras dúvidas agora neste post. Confira!
O que é a cirurgia refrativa?
A cirurgia refrativa é feita para corrigir problemas de visão e eliminar a necessidade de usar óculos ou lentes de contato. Miopia, hipermetropia e astigmatismo, de grau médio ou alto, são patologias que podem ser resolvidas com esse procedimento cirúrgico. A refrativa é um procedimento rápido, que tem alta taxa de bons resultados e não necessita de interação.
A cirurgia refrativa corrige erros de refração, ou seja, as imperfeições que afetam o campo visual. Trata-se de um procedimento a laser realizado com os mais modernos equipamentos de precisão que emite uma luz específica. A correção com laser é um processo cirúrgico seguro, feito com aplicação de anestesia geral, com colírios, e é concluída en alguns segundos.
Como a cirurgia refrativa funciona?
Atualmente, existem três técnicas para a realização da cirurgia refrativa: lasik convencional, iLASIK (método mais moderno) e o PRK (sem corte). Antes da cirurgia é feito exame pré-operatório para verificar se o olho está em boas condições de saúde para a realização do procedimento. Esse processo inclui a avaliação do histórico clínico e ocular do paciente, além de avaliação completa dos dois olhos.
No dia da cirurgia, o paciente deve chegar com algum tempo de antecedência para a preparação. Um pouco antes de o procedimento ser realizado, o paciente deitará na maca de equipamento e será instruído a olhar fixamente para uma luz que fica piscando. Nesse momento é feita uma fotografia do olho que mostrará a localização exata na córnea para o procedimento.
Após cerca de 40 minutos, o oftalmologista aplicará um colírio anestésico no olho do paciente e o encaminhará para a sala em que será realizada a cirurgia refrativa. Já deitado na maca, o microscópio emitirá raios laser em direção à córnea do paciente. Para ajudar a manter os olhos abertos durante a cirurgia, é colocado um instrumento entre as pálpebras e um protetor que cobrirá momentaneamente o olho que não é operado.
Quem pode fazer a cirurgia refrativa?
Alguns critérios devem ser levados em consideração para quem deseja realizar a cirurgia refrativa. Com a realização desse procedimento cirúrgico podem ser corrigidos problemas como miopia (dificuldade de enxergar de longe), hipermetropia (dificuldade de enxergar de perto e de longe) e astigmatismo (visão embaçada de perto ou longe).
Porém, para realizar a cirurgia refrativa é preciso realizar uma avaliação criteriosa de um oftalmologista. Isso porque existem limitações dependendo do grau e erro refrativo de cada paciente. Além disso, é preciso avaliar outras doenças oculares, como conjuntivite crônica, olho seco, blefarite, catarata ou qualquer outra alteração na retina. Portanto, a cirurgia refrativa é recomendada para:
- ter mais de 21 anos;
- quem tem estabilidade no grau;
- quem deseja não ter mais dependência de óculos ou lentes de contato;
- pessoas que não têm nenhuma doença ocular;
- pessoas que tenham: miopia, hipermetropia ou astigmatismo.
Para quem é contraindicada?
O oftalmologista pode contraindicar a cirurgia refrativa para pessoas que possuem algumas condições médicas, às vezes da própria córnea, como ceratocone, herpes ocular e distrofias. Além disso, outras condições médicas impendem a realização desse procedimento cirúrgico, como doenças sistêmicas autoimunes graves, imunodeficiências, diabetes não controlada e doenças reumatológicas. A cirurgia refrativa também não deve ser feita em mulheres gestantes ou que estão em momento de amamentação.
Quais são os riscos da cirurgia refrativa?
Como é feita uma avaliação detalhada pelo oftalmologista, os riscos da cirurgia refrativa são mínimos. Antes de realizar o procedimento, o médico se baseia em diversos exames específicos, prognósticos e possíveis diagnósticos de contraindicações.
Tudo isso garante a eficiência e sucesso da cirurgia. Além disso, a cirurgia refrativa, assim como tantas outras, é realizada conforme os mais rigorosos protocolos de segurança e com equipamentos modernos.
Qual o valor de uma cirurgia refrativa?
O custo da cirurgia refrativa varia de acordo com o grau do paciente e com a clínica onde será realizado o procedimento. Em média, o valor da cirurgia de miopia e astigmatismo é entre R$ 1.000,00 a R$ 3.000,00 por olho.
Qual o tempo de repouso para cirurgia refrativa?
O procedimento cirúrgico é muito rápido e dura, em média, de 8 a 10 minutos para contemplar ambos os olhos, podendo variar conforme a técnica escolhida pelo oftalmologista. Geralmente, é recomendado repouso ao paciente por um período de 7 a 14 dias após a realização da cirurgia. Para prática de esportes de contato, como o futebol, existe a restrição de 30 dias e também devem ser evitados exercícios de natação e banhos de piscina, por conta do cloro.
Nos primeiros dias após a cirurgia refrativa o paciente pode notar um pouco mais de sensibilidade à luz e também sentir um certo desconforto, com sensação de ter ciscos dentro do olho e lacrimejamento. Além disso, o paciente pode ter a sensação de o olho estar mais seco e notar certa instabilidade na visão, o que é normal. À medida que o corpo executa o processo de cicatrização esses sintomas vão melhorando e diminuindo.
Portanto, a cirurgia refrativa corrige problemas de visão e ajuda o paciente a se livrar do uso de óculos e lentes de contato. Mas para que o procedimento seja feito de forma segura, é fundamental consultar um médico de confiança para a realização dos exames necessários. A AmorSaúde é a maior rede de clínicas populares do Brasil e marque a sua avaliação!
Gostou deste conteúdo? Assine a nossa newsletter e receba com exclusividade mais conteúdos de qualidade sobre saúde em geral! Basta preencher o campo à direita da página!
A AmorSaúde é a rede de clínicas populares que mais cresce no Brasil, oferecendo diversas especialidades como cardiologia, oftalmologia, odontologia e ginecologia.
Se você gostou deste conteúdo e deseja investir mais na sua saúde, agende já sua consulta conosco!
Quero saber se vocês tem clinicas que façam a cirurgia reflativa em fortaleza e quanto custa o procedimento e forma de pagamento.
Olá, João Paulo!
O projeto AmorCirúrgias está no início e realiza procedimentos de baixa complexidade, para saber se na sua cidade já chegou esse projeto, sugerimos que verifique com as unidades:
AmorSaúde Fortaleza Centro
Contato: (85) 3085-5699
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 201 – Centro, Fortaleza-CE / CEP: 60.035-110
AmorSaúde Fortaleza Regional V
Contato: (85) 3483-0996
Endereço: Rua Waldir Diogo, 1138 – Lote 15 lojas 34 e 35 – Novo Mondubim, Fortaleza-CE / CEP: 60.720-096 – 85 3483 0996 (tel)
AmorSaúde Fortaleza Regional VI
Contato: (85) 3474-2550
Endereço: Rua Coronel Francisco Pereira, 30 – Messejana, Fortaleza-CE / CEP: 60.840-290
AmorSaúde Fortaleza Antônio Bezerra
Contato: (85) 3085-5699
Endereço: Avenida Coronel Matos Dourado, 1280 – Dom Lustosa, Fortaleza-CE / CEP: 60.510-692
AmorSaúde Fortaleza Conjunto Ceará
Contato: (85) 4042-5711 (WhatsApp)
Endereço: Avenida Alanis Maria Laurindo de Oliveira, 690 – Conj. Ceará I, Fortaleza-CE / CEP: 60.533-604
Um abraço! 😉
é recomendada para quem tem celatocone ?
Olá, Anne!
O oftalmologista pode contraindicar a cirurgia refrativa para pessoas que possuem algumas condições médicas, às vezes da própria córnea, como ceratocone, herpes ocular e distrofias. Esperamos ter esclarecido! 💙❤️
TENHO CRISE CONVULSIVA,TIVE UMA ESQUEMIA E UM AVC.
POSSO FAZER ESSA CIRIRGIA?
Olá, Paulo! Tudo bem?
É necessário entender com o médico que já o acompanha, ele vai solicitar mais exames e te dizer se pode realizar ou não o procedimento cirúrgico, tudo bem?