Uma mulher segurando um modelo de útero em resina /o que o ginecologista faz na primeira consulta Uma mulher segurando um modelo de útero em resina /o que o ginecologista faz na primeira consulta

O que o ginecologista faz na primeira consulta? Saiba aqui!

6 minutos para ler

Muitas pessoas temem o que o ginecologista faz na consulta e, por isso, demoram tanto a passar pela primeira avaliação desse profissional da saúde.

Se você deseja saber o que o ginecologista faz na primeira consulta, quem é esse profissional e de que doenças trata, continue a leitura do texto:

O que significa ginecologia?

A ginecologia é uma especialidade da medicina que realiza estudos, diagnostica, trata e auxilia como se prevenir de doenças que podem acometer o aparelho reprodutor feminino.

Essa especialidade também pode realizar cuidados com a saúde das mamas. No geral, é uma especialidade voltada para os cuidados com a saúde da mulher.

Ginecologista: o que é e do que trata?

O ginecologista é o médico formado em medicina e especializado em ginecologia, que realiza cuidados e estudos relacionados ao aparelho reprodutor feminino e a saúde da mulher como um todo.

A maioria dos ginecologistas atualmente também são obstetras, que são especialistas responsáveis pela saúde da mulher grávida, além da saúde do bebê em desenvolvimento. Esses profissionais cuidam das gestantes até o período pós-parto.

Entre as principais doenças tratadas por esse profissional estão:

  • Candidíase;
  • Cistos de ovário;
  • Doença inflamatória pélvica;
  • Endometriose;
  • IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis);
  • Mioma uterino;
  • Vaginose.

O que o ginecologista faz na primeira consulta?

Muitas mulheres têm medo do que acontece na primeira consulta com um ginecologista, inclusive dos exames clínicos que podem ser realizados por esses especialistas, como o de toque ou Papanicolau.

Se esse é o seu caso, não se preocupe! Geralmente, na primeira consulta, esse profissional oferece orientações e explica sobre o funcionamento do aparelho reprodutor feminino, assim como a higiene e cuidados que as pacientes devem realizar para a prevenção de doenças e relações sexuais seguras.

É importante estabelecer confiança em seu médico, deixar a timidez de lado e sempre relatar verdades sobre os sintomas e outras situações que podem estar lhe incomodando, uma vez que alguns sinais podem ser extremamente importantes para o diagnóstico precoce de doenças.

O ginecologista, inclusive, jamais irá julgar a sua situação. Esse profissional existe para tirar suas dúvidas e auxiliar no que for preciso para manter a sua saúde.  

Uma ginecologista utilizando um modelo de útero para explicar sobre as funções de cada estrutura

Com quantos anos uma paciente pode ir ao ginecologista?

O ideal é que a primeira consulta ao ginecologista seja realizada após a menstruação, uma vez que esse especialista poderá sanar dúvidas e realizar cuidados específicos que um pediatra não realiza. 

Essa avaliação será fundamental para avaliar como estão os hormônios, ciclo menstrual, a idade da menstruação, e outras informações relevantes.

Caso já tenha acontecido a menarca (primeira menstruação), é muito importante que a consulta com um ginecologista ocorra antes da primeira relação sexual, em busca de recomendações e orientações essenciais para a saúde sexual das mulheres.

E caso eu já tenha tido uma primeira relação sexual?

Não se preocupe! Ainda nessas circunstâncias, a visita ao ginecologista é fundamental para avaliar a saúde do sistema reprodutor e tirar as suas dúvidas, e o profissional jamais irá lhe julgar por isso.

Sinta liberdade para falar sobre como foi a sua primeira vez, e sobre situações que podem lhe incomodar ou ainda te causam dúvidas. Além disso, o médico poderá solicitar a realização de alguns exames, para uma avaliação mais precisa.

Mas, não tenha medo! Esses exames são indolores e seguros, e servem para manter a saúde da mulher em boas condições.

Devo ir sozinha à minha primeira consulta no ginecologista? 

Não necessariamente! O ideal mesmo é que você se sinta confortável na sua primeira consulta. Por lei, mesmo nos casos de menores de idade, as mulheres que quiserem têm direito de entrar na consulta sem acompanhante algum.

Inclusive, é dever do médico manter o sigilo dos assuntos abordados na consulta, a menos que a paciente seja menor de idade e apresente alguma doença ou complicação. Nesses casos, um responsável deverá ser informado.

Como um ginecologista sabe quando a paciente tem relação sexual ativa?

O ginecologista poderá observar a presença de alterações no hímen, um tecido fino que cobre a abertura vaginal, assim como possíveis lesões genitais e/ou secreção vaginal. Se sua preocupação é sobre isso, relaxe! As consultas com esse profissional são confidenciais.

LEIA TAMBÉM: Quando procurar ginecologista e obstetra perto de mim?

Um ginecologista atendendo e tirando as dúvidas de uma paciente em seu consultório

O que é o exame preventivo e para o que serve?

O preventivo, também conhecido como papanicolau, é um exame realizado em mulheres que tem ou já realizaram relações sexuais, que tenham entre 25 a 64 anos.

Nesse exame, é coletado um líquido com amostras do tecido uterino, para análise laboratorial e detecção de possíveis inflamações, infecções e doenças, como o câncer de colo do útero ou IST’s (infecções sexualmente transmissíveis).

A frequência desse exame, de acordo com o Ministério da Saúde, deve ser realizada anualmente nas duas primeiras coletas. Depois, o espaço pode ser a cada 3 anos.

Porém, em alguns casos onde são detectadas doenças ou outras condições, o espaço de tempo para a realização de novos exames poderá ser mais curto. Vale lembrar que a realização do preventivo é indolor, causando apenas um leve desconforto nas mulheres.

Que perguntas podem ser feitas para um ginecologista?

As visitas ao ginecologista são importantes para que a mulher conheça o seu próprio corpo, podendo tirar dúvidas sobre situações que causem desconforto e, até mesmo, sobre relações sexuais, higienização e outros assuntos relacionados ao sistema reprodutor feminino e a saúde da mulher.

Converse sobre o seu ciclo menstrual com detalhes, para que o ginecologista possa analisar o melhor método contraceptivo que deva ser utilizado, juntamente com a camisinha.

Em caso das mulheres virgens, não será realizado exame de toque e nem papanicolau. Mas, caso você já tenha tido relação sexual, também não precisa se preocupar, pois como já dito anteriormente, esse exame normalmente não causa dor.

 A AmorSaúde é a rede de clínicas populares que mais cresce no Brasil, oferecendo diversas especialidades como cardiologia, oftalmologia, odontologia e ginecologia.

Se você gostou deste conteúdo e deseja investir mais na sua saúde, agende já sua consulta conosco!

Posts relacionados

Deixe um comentário