A campanha Dezembro Vermelho é realizada todo ano para aumentar a conscientização da população brasileira a respeito do HIV/Aids. Assim, há como atuar na prevenção, combater a discriminação e os estigmas e descobrir como recorrer aos tratamentos e assistências disponíveis.
Sendo assim, confira mais aqui como ela funciona:
O que é a campanha Dezembro Vermelho?
A campanha Dezembro Vermelho é feita anualmente, no mês de dezembro, para conscientizar a respeito do diagnóstico, tratamento e prevenção do HIV/Aids. Mas, o que muitas pessoas ainda não sabem é que a campanha também trabalha para prezar pelos direitos humanos dos pacientes que vivem com essas condições e/ou com outras infecções sexualmente transmissíveis (IST). É isso o que diz a Lei nº 13.504/2017.
Segundo o Índice de Estigma em relação às pessoas vivendo com HIV/Aids – Brasil, realizado em 2019, grande parte dos pacientes que vivem com HIV e dos pacientes que vivem com Aids no Brasil já enfrentou algum episódio de discriminação ao longo de suas vidas.
A pesquisa contou com a participação de 1.784 pessoas e 64,1% desses entrevistados relatam que passaram pelo menos por algum tipo de estigma ou discrimação. Sendo assim, a campanha Dezembro Vermelho visa aumentar a conscientização da sociedade como um todo a respeito do combate à discriminação e preconceito.
Dessa forma, há um aumento da circulação de informações verídicas que faz com que as pessoas conheçam mais sobre o vício, desmistificando estigmas que existem há décadas.
Qual é o objetivo da campanha Dezembro Vermelho?
Assim como você viu anteriormente, o objetivo da campanha Dezembro Vermelho é nada mais nada menos do que estimular a circulação de informações que dizem respeito ao combate à discriminação e preconceito contra pessoas que vivem com HIV/Aids.
Além disso, também visa informar a respeito da importância do diagnóstico precoce, tratamentos adequados e métodos de prevenção disponíveis. A partir disso, é possível fazer com que as pessoas recorram ainda mais à realização do teste rápido de HIV.
Os exames de rotina são fundamentais, já que descobrem o problema nas fases iniciais, identificando o vírus depois de 30 dias de contato de risco. Da mesma forma, a campanha Dezembro Vermelho visa elevar a distribuição de preservativos masculinos e femininos.
Lembrando que, a prevenção contém uma grande importância, já que assim a doença é descoberta de uma maneira mais rápida e o indivíduo possui menos chances de passar por complicações. Algumas complicações são tão severas que podem ser até mesmo irreversíveis.
A prevenção também é importante para outras infecções sexualmente transmissíveis. Com esse cuidado, os pacientes passam a ter mais cuidado com a própria saúde, garantindo também uma melhor saúde pública.
Como surgiu a campanha Dezembro Vermelho?
O surgimento da campanha Dezembro Vermelho aconteceu em 1988, o ano em que o Ministério da Saúde começou a seguir as orientações da Organização das Nações Unidas (ONU) para criar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids e o HIV, celebrado no dia 1º de dezembro.
Logo após, no ano de 2007, o governo federal instituiu a Lei nº 13.504, constituída de várias atividades e mobilizações que possuem relação com o enfrentamento do HIV e da Aids, bem como das outras infecções sexualmente transmissíveis.
A finalidade da campanha Dezembro Vermelho não é só prevenir o surgimento da doença, como também prestar assistência, proteger e garantir os direitos humanos das pessoas que vivem com ela.
Afinal, o que é HIV/Aids?
Se você está se perguntando qual a importância da campanha Dezembro Vermelho, é importante entender de fato quais são as condições abordadas. Até porque, muitas pessoas ainda não sabem que existem diferenças entre HIV e Aids.
Em suma, o vírus do HIV (Vírus da imunodeficiência humana) é responsável por afetar o sistema imunológico, fazendo com que as células de defesa não consigam atuar conforme esperado.
Então, o que acontece cada vez mais é uma disseminação viral, tornando o corpo mais vulnerável ao aparecimento de doenças oportunistas. É a partir disso que ocorre o desenvolvimento da Aids, a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.
Como o HIV é transmitido?
O vírus do HIV pode ser transmitido de diversas formas e, por essa razão, urge a necessidade de conhecer os métodos de prevenção, atuando conscientemente na campanha Dezembro Vermelho. Só assim é possível assegurar as boas condições de saúde e garantir uma melhor qualidade de vida.
Formas de transmissão
Obviamente, não há como atuar na prevenção sem saber exatamente como a doença é transmitida. Sendo assim, é importante ficar atento na campanha Dezembro Vermelho e nas seguintes maneiras de contágio:
- Qualquer tipo de relação sexual sem o uso de preservativo;
- Transfusão de sangue contaminado;
- Compartilhamento e reaproveitamento de seringas e agulhas;
- Uso de alicates sem a devida esterilização;
- Através da mãe durante a gestação, parto e amamentação.
Prevenção
Assim como funciona em qualquer situação, o caminho mais viável a ser seguido é a prevenção. Portanto, é extremamente importante conversar a respeito da doença e aplicar os cuidados adequados, como sugere a campanha Dezembro Vermelho. Tudo isso pode ser aplicado da seguinte forma:
- Usando preservativo em qualquer relação;
- Não compartilhando ou reaproveitando seringas e agulhas;
- Utilizando luvas descartáveis;
- Testando o sangue e hemoderivados antes da transfusão.
Como o diagnóstico é feito?
A campanha Dezembro Vermelho também diz respeito à importância de diagnosticar o problema precocemente. O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito por meio de exames laboratoriais específicos, que usam o sangue ou fluido oral do paciente. Dessa forma, é possível visualizar se há presença do vírus e de suas partículas ou se os anticorpos estão conseguindo atuar contra ele.
É fundamental que isso seja feito precocemente, evitando o surgimento de maiores problemas. Esse cuidado pode ser adquirido através de testes rápidos que ficam disponíveis em quaisquer unidades de saúde do Brasil.
Vale lembrar também que quando o paciente passa por situações em que houve riscos de exposição ao HIV, é necessário buscar a assistência de um profissional de saúde. Entre as situações de risco, destacam-se relações sexuais desprotegidas, esquecer de usar luvas descartáveis ao manipular feridas ou fluidos corporais e compartilhamento de seringas ou agulhas.
Tratamentos disponíveis para HIV/Aids
Conhecendo mais sobre a campanha Dezembro Vermelho, as pessoas também ficam mais por dentro das medidas existentes para combater a Aids. Em primeiro lugar, é importante deixar claro que ainda não é possível curá-la, mas existem tratamentos disponíveis que permitem o paciente viver de forma saudável e estável. Dessa forma, é possível conquistar uma melhor qualidade de vida e bem-estar.
A doença pode ser tratada por meio de medicamentos antirretrovirais (ARV), os quais foram responsáveis por proporcionar uma melhoria significativa relacionada à saúde de pessoas vivendo com Aids/HIV.
Os medicamentos tem como objetivo trabalhar na inibição da multiplicação do vírus no corpo, fazendo com que o sistema imunológico fique mais forte. Consequentemente, isso também é capaz de controlar a condição.
Eles são capazes de proporcionar diversos benefícios que, juntamente do acompanhamento com um profissional de saúde, conseguem aumentar a expectativa de vida, impedir o surgimento de doenças oportunistas, aumentar o apetite e permitir que o paciente consiga realizar as atividades do dia a dia tranquilamente.
A AmorSaúde é a rede de clínicas populares que mais cresce no Brasil, oferecendo diversas especialidades como cardiologia, oftalmologia, odontologia e ginecologia.
Se você gostou deste conteúdo e deseja investir mais na sua saúde, agende já sua consulta conosco!