médico alergologista avaliando paciente criança médico alergologista avaliando paciente criança

Alergista ou alergologista: qual a diferença entre os dois?

7 minutos para ler

Alergista ou alergologista, qual escolher? Essa é uma dúvida muito comum de diversos pacientes que diariamente enfrentam os sintomas nocivos de episódios alérgicos. Saber a diferença entre esses dois profissionais é fundamental para descobrir como procurar a assistência médica, visando adquirir resultados mais rápidos e eficazes.

O profissional de alergologia tem a capacidade de tratar doenças alérgicas de uma forma muito mais ampla, de modo a proporcionar mais qualidade de vida e bem-estar. Ele também atua na prevenção do surgimento de sinais abrasivos, além de acompanhar os seus pacientes sempre que necessário.

Saiba mais aqui sobre a diferença entre alergista e alergologista e conheça mais sobre essas especialidades médicas:

Alergista ou alergologista: qual a diferença entre esses profissionais?

Por mais que muitas pessoas pensem que não existe nenhum tipo de diferença entre alergista e alergologista, existem algumas questões que precisam ser levadas em conta. De fato, ambos profissionais possuem a capacidade de tratar todas as doenças alérgicas, atuando no diagnóstico, tratamento, acompanhamento e prevenção. 

Mas, é possível distingui-los por meio da especialização de cada um. O alergista é o médico que atua na promoção de maior qualidade de vida para pacientes que apresentam quadros de alergia, visando prescrever as alternativas mais eficazes para solucionar o desconforto. 

O alergologista exerce o mesmo papel, no entanto apresenta um período de especialização em residência na área de Alergia e Imunologia. Ele também recebe um treinamento em clínica geral ou pediatria. Essa escolha deve ser feita de acordo com a pretensão da especialidade a ser seguida pelo profissional. 

Ao adquirir esses estudos, o especialista consegue obter ainda mais conhecimento a respeito dos fatores responsáveis por determinadas doenças alérgicas, além de descobrir o que elas podem causar no organismo. Com isso, é possível evitar a manifestação de efeitos nocivos nos pacientes, de maneira a assegurar a qualidade de vida e bem-estar.  

paciente pensando em se consultar com alergista ou alergologista

Quais são as principais doenças alérgicas? 

O médico alergologista é responsável por tratar todos os tipos de doenças alérgicas, mas existem algumas queixas que são levadas ao consultório médico com uma frequência ainda maior. Entre elas, destacam-se:

  • Rinite;
  • Sinusite;
  • Tosse;
  • Asma;
  • Conjuntivite alérgica;
  • Urticária;
  • Angioedema;
  • Alveolite alérgica extrínseca;
  • Dermatite (atópica e de contato);
  • Alergia a alimentos;
  • Alergia a picada de insetos;
  • Alergia a remédios;
  • Anafilaxia;
  • Esofagite eosinofílica (doença crônica do esôfago);
  • Síndrome do lactente sibilante (bebê chiador);
  • Imunodeficiências. 

Mas, para que elas sejam identificadas, é extremamente importante que os profissionais de alergologia prescrevam os exames complementares de diagnóstico adequados. 

Como é feito o tratamento com o alergologista? 

Quem sofre com algum tipo de alergia, com certeza sabe como é desconfortável enfrentar os temidos episódios alérgicos. Na hora da crise, é comum que a maioria das pessoas pratique automedicação, buscando o primeiro antialérgico que encontrar. No entanto, essa atitude é extremamente prejudicial para a saúde.

É por esse motivo que aconselha-se procurar pelo auxílio do médico de alergologia, visando encontrar as medidas mais eficazes a serem seguidas. Além de controlar os sintomas, essas alternativas também ajudarão a prevenir que novos incômodos aconteçam. 

Tratamento preventivo 

O tratamento preventivo é uma das melhores formas de assegurar que a qualidade de vida seja nociva. Afinal, os desconfortos causados por alergias são tão grandes que podem atrapalhar severamente o bem-estar. 

Dessa forma, as pessoas acabam recorrendo aos tratamentos mais fáceis, que não são prescritos por um profissional de saúde. Isso faz com que elas estejam ainda mais propensas a manifestação de reações adversas. 

Portanto, a assistência médica do alergologista é fundamental para que o paciente conheça mais a respeito dos agentes causadores de episódios alérgicos, conhecidos como alérgenos. Com esse conhecimento, ele passa a ficar atento às formas de prevenção, impedindo que esse agente consiga provocar danos. 

Por mais que a maioria dos pacientes não saibam, em determinadas situações a alergia pode levar a danos irreversíveis. Isso acontece quando ela não recebe o devido cuidado, sendo fortemente negligenciada. 

Embora seja comum ouvirmos falarmos sobre os cuidados com alergias respiratórias, muitas vezes não damos a correta atenção para alergias alimentares, cutâneas ou a medicamentos. Nesses casos, o tratamento é ainda mais complexo e não deve ser dispensado em hipótese nenhuma, visando evitar que maiores complicações aconteçam.

Tratamento emergencial 

O tratamento emergencial também pode ser feito pelo alergologista. Geralmente, a reação alérgica mais severa costuma ser a anafilaxia. Essa alergia costuma ser acarretada por vários fatores responsáveis, como é o caso de drogas, picadas de animais, alimentos e contrastes radiológicos. 

Normalmente, a manifestação dos sintomas desse acontecimento acontecem de forma inesperada, aparecendo em um espaço de tempo indeterminado. Isso pode ocorrer depois de minutos ou de algumas horas. 

Quando uma pessoa começa a enfrentar a anafilaxia, ela passa a sentir uma queda de pressão arterial, edema nos lábios e na boca, náuseas, dificuldade para respirar, tonturas e taquicardia. 

A partir do momento em que o paciente começa a apresentar esses sinais, é necessário que eles sejam levados imediatamente para o atendimento hospitalar, levando em consideração que alguns danos podem ser irreversíveis. Isso ressalta a importância da assistência médica do alergologista. 

exames feitos pelo alergologista

Qual a importância de procurar um alergologista? 

É extremamente importante consultar um médico alergologista por diversas razões. Tendo em vista que a alergia é uma reação do sistema imune a substâncias que costumam ser inofensivas, o cuidado do médico é fundamental para evitar essa resposta nociva. 

Entre os sintomas alérgicos que podem ser evitados e controlados pelo médico, destacam-se o surgimento de manchas cutâneas, pruridos, espirros, corrimento nasal, vermelhidão e lacrimejamento nos olhos, tosse, dificuldade para respirar, dor no abdômen e diarreia. 

Assim como falamos anteriormente, um quadro de anafilaxia pode levar a danos fatais, urgindo a necessidade de serem tratados da melhor maneira possível. Nesse caso, o tratamento é feito de forma imediata e urgente. 

Nos casos mais simples, o alergologista avalia quais as melhores formas de diagnóstico, podendo ser IgE total (teste de presença de antígeno no sangue), IgE específico (teste de presença de antígeno específico no sangue), testes de provocação (usado para teste de alergia a alimentos) e teste de contato com a pele ou teste de sensibilidade cutânea. 

A identificação de alergias durante os estágios iniciais permite que o paciente obtenha respostas mais eficientes durante a realização dos tratamentos indicados pelo profissional de saúde. Isso também ajuda a garantir que uma melhor qualidade de vida seja obtida. 

Ao negligenciar os devidos cuidados, o indivíduo passa a ficar mais vulnerável aos danos nocivos dos episódios alérgicos recorrentes. Por mais que pareçam inofensivos, os sintomas de alergia podem ser extremamente prejudiciais para as condições gerais de saúde quando não são tratados adequadamente. 

Quanto custa uma consulta com alergologista?

Como você pôde perceber, a consulta com o alergologista é tão importante quanto as outras, não devendo ser deixada de lado ou para última hora. Em clínicas populares, como a AmorSaúde, é possível ter esse cuidado fundamental por valores acessíveis e que cabem no bolso. 

Aqui, há como encontrar preços de consulta com alergologista a partir de R$35,00 (trinta e cinco reais). Para isso, é crucial que os pacientes verifiquem a disponibilidade nas unidades mais próximas, a fim de obter uma melhor qualidade de vida e bem-estar.

A AmorSaúde é a rede de clínicas populares que mais cresce no Brasil, oferecendo diversas especialidades como cardiologia, oftalmologia, odontologia e ginecologia.

Se você gostou deste conteúdo e deseja investir mais na sua saúde, agende já sua consulta conosco!

Posts relacionados

Deixe um comentário