Ao longo da vida, o nosso corpo passa por diversas mudanças. Esse é um processo natural e o envelhecimento traz suas consequências. No entanto, nem todas precisam ser um grande problema, e a menopausa é uma delas.
Esse processo acomete as mulheres, marcando o fim da sua idade fértil. A partir da menopausa, elas não podem mais gerar filhos, tampouco, viverão as menstruações ao longo dos meses. No entanto, há sintomas gerados pela menopausa e é preciso ter cuidado para evitar que eles se agravem.
Pensando nisso, este post vai ajudar você a entender mais sobre a menopausa, os seus sintomas e quais são os cuidados envolvidos nessa etapa da vida das mulheres. Esperamos que goste! Boa leitura!
O que é a menopausa?
Menopausa é a designação popular ao período correspondente ao último ciclo menstrual de uma mulher. Pessoas do sexo feminino já nascem com o “estoque” de óvulos determinado pela genética. A reserva começa a ser utilizada com o início da menstruação, e se torna cada vez menor, à medida que os meses passam.
Um dia, o estoque acaba. É isso que marca o processo do climatério. Vale a pena ressaltar, também, que as estruturas mencionadas acima têm o poder de produzir hormônios. Ou seja: quando elas acabam, os hormônios tendem a cair, o que acaba gerando os sintomas da menopausa.
Além disso, cirurgias que removem os ovários ou o útero podem fazer com que a mulher entre na menopausa sem ser por causas naturais.
Quais são os períodos da menopausa?
A menopausa é dividida em algumas etapas. Na verdade, todo esse processo se chama climatério e envolve vários períodos, como veremos, a seguir.
Perimenopausa
É a primeira etapa. Ela pode começar até oito anos antes da chegada da menopausa propriamente dita, e é caracterizada por uma queda progressiva nos níveis de hormônios femininos, como o estrogênio.
É uma fase de transição, na qual o corpo vai passando por mudanças que impactam a vida da mulher. Boa parte dos sintomas da “menopausa”, ou seja, do climatério, acontecem aqui.
Na perimenopausa, é comum que a pessoa tenha ciclos menstruais bem irregulares. Não é incomum que a menstruação desça em um mês, falhe no próximo, volte a aparecer e suma por mais alguns meses.
Menopausa
A fase da menopausa é marcada pela ausência de menstruação por 12 meses. Ou seja: se você é uma mulher e ficou 11 meses sem menstruar, mas ela acabou descendo, ainda se encontra no estágio da perimenopausa. Um ano sem ciclos, no entanto, significa que você adentrou a menopausa.
Em outras palavras, isso quer dizer que não há mais a liberação de óvulos pelo organismo feminino. Então, mulheres na menopausa não podem mais engravidar.
Pós-menopausa
A próxima etapa é a pós-menopausa que, como o nome indica, acontece após a chegada da menopausa. Não há um prazo para a ocorrência desse período, que pode durar dez anos (ou um pouco mais, ou menos). Nessa fase, os sintomas do climatério se intensificam, mas também podem deixar de existir progressivamente.
É uma etapa que exige muita atenção e cuidados médicos, devido às possíveis consequências que a menopausa pode trazer. Falaremos sobre isso, mais à frente!
Quais os tipos de menopausa?
A menopausa pode acontecer de duas maneiras. A primeira é a forma “padrão”, que acomete mulheres que se encontram com mais de 50 anos.
No entanto, há casos em que ela começa a acontecer antes do previsto, ou seja, antes dos 50. Essa é a menopausa conhecida como “precoce”, que também exige cuidados e manutenção.
Quais são os seus sintomas?
Todo o climatério traz consigo alguns sintomas. Uns são mais característicos, outros, nem tanto. Confira os principais:
- fogachos (ondas de calor ou calorões), com a presença de suores que vêm e vão;
- alterações no humor (irritabilidade, nervosismo);
- palpitações cardíacas;
- ressecamento vaginal;
- diminuição da libido;
- alterações urológicas, como dificuldade para segurar o xixi ou maior frequência de infecções urinárias;
- cabelos mais finos, podendo até apresentar uma queda acentuada;
- unhas mais fracas;
- maior dificuldade para emagrecer, entre outros.
Vale lembrar que nem todas as mulheres vão apresentar todos esses sintomas. Cada organismo é único!
Quais são os riscos envolvidos no período da menopausa?
Apesar de ser um processo natural, a menopausa também traz seus riscos. Isso acontece por conta da baixa hormonal, gerada pelo fim do “estoque” de células germinativas (ou seja, que dão origem aos óvulos).
Um dos riscos mais comuns é o aumento das chances de desenvolvimento de doenças cardíacas após esse período. No entanto, problemas ósseos, como a osteoporose, também exigem uma atenção especial após o término das menstruações.
Como cuidar da saúde da mulher no período da menopausa?
Como podemos ver, a menopausa é um processo natural, mas que também exige cuidados. Afinal, essas mudanças geram não só sintomas que podem prejudicar a qualidade de vida das pacientes, mas também, possíveis riscos para a saúde delas.
Então, o acompanhamento médico é fundamental nessa etapa! Consultas periódicas com o ginecologista e outros especialistas, como o clínico geral e o geriatra, devem fazer parte da rotina das mulheres durante o climatério. Os exames de check-up, por exemplo, são imprescindíveis para garantir que tudo está certo e diagnosticar eventuais alterações logo no começo.
Caso precise de acompanhamento, pode contar com uma clínica popular, que oferece consultas com especialistas a preços acessíveis, e o melhor: sem dor de cabeça, burocracia e complicação. Basta entrar em contato e agendar a sua visita a uma das unidades, que um especialista estará pronto para atender ao seu caso!
Gostou de saber mais sobre a menopausa? Agora, é hora de agendar uma consulta com um profissional da Ginecologia, a fim de garantir os seus cuidados, sejam eles preventivos, sejam de controle de um processo que já está instaurado.
Aproveite e siga as nossas páginas nas redes sociais! Você pode nos encontrar no Facebook e no Instagram e ficar por dentro de todas as novidades, além de dicas importantes para um dia a dia bem mais saudável. Esperamos a sua curtida!
A AmorSaúde é a rede de clínicas populares que mais cresce no Brasil, oferecendo diversas especialidades como cardiologia, oftalmologia, odontologia e ginecologia.
Se você gostou deste conteúdo e deseja investir mais na sua saúde, agende já sua consulta conosco!
Li esse artigo e achei excelente. Muito bom mesmo!
Que bom que gostou. Esperamos que tenha sido útil no cuidado com a sua saúde! 😍
Excelente matéria. Gosto de ler para aprender mais. E essa é ótima!
Gosto de ler sobre os benefícios para a saúde. E esse artigos são ótimos!
Oi Divino, Boa tarde. Tudo bem? Sua sugestão já foi anotada! 😍
Excelente informações, objetivo e didático. Parabéns! Como funciona o sistema Clínica, tem Porto Alegre? Tem planos de são? Obrigado
Oi Aquiles, Boa tarde. Tudo bem? Pedimos que localize a Unidade mais próxima através do nosso site e entre em contato diretamente para mais informações sobre valores, áreas de atuação, procedimentos, entre outros: amorsaude.com.br/unidades . Será um prazer te atender em nossa Clínica! 😍
Artigo muito bom mesmo! Principalmente se levarmos algumas dicas à sério.
Artigo excelente. Muito bom mesmo!
Artigo excelente. Conteúdo fora de série. Muito bom mesmo!
Este artigo é ótimo! Muito interessante para quem quer obter mais conhecimento.
Artigo muito bom. Dicas excellentes!
Ficamos felizes que gosta dos conteúdos do nosso blog!😍
Os artigos deste site ótimos. Eles servem de inspiração para quem gosta de falar sobre assuntos relacionados à saúde e bem estar.
Gosto muitos dos artigos deste site. Eles são muito bem elaborados e explicativos. Muito bons mesmo!
Bom dia, Divino!
Ficamos felizes em saber que tem gostado no nosso conteúdo aqui no Blog 💙❤️
As postagens deste site são excelentes, principalmente para pessoas que procuram melhorar a saúde e o bem estar!