Você sabe o que é geriatria? Quando falamos sobre essa especialidade da medicina, logo associamos o geriatra ao médico do idoso. De fato, essa área da medicina direciona seus cuidados para as pessoas que possuem 60 anos de idade ou mais. No entanto, é possível que as consultas com esse médico sejam iniciadas mais cedo.
Alguns profissionais de saúde recomendam que as visitas regulares a essa especialidade sejam iniciadas a partir dos 50 anos, fazendo com que o paciente se prepare para o processo de envelhecimento. Isso também ajuda a prevenir o aparecimento de complicações e a obter mais sucesso nos futuros tratamentos.
Confira mais aqui o que é geriatria, para que serve e quando procurar:
O que é geriatria?
O processo de envelhecimento é um fator no qual não se pode evitar, apresentando um caráter progressivo. Durante esse processo, uma pessoa passa por mudanças biológicas e psicológicas, o que faz com que ela perca a sua capacidade funcional. Isso acarreta uma maior dificuldade para realizar os afazeres do dia a dia de forma independente.
Uma pessoa é considerada idosa com idade igual ou superior a 60 anos. Entre os problemas que mais acometem esse público destacam-se doenças cardiovasculares, mal de Alzheimer, mal de Parkinson, diabetes, osteoporose, catarata, pressão alta, problemas urinários, doenças respiratórias e transtornos depressivos.
É exatamente esses problemas que a área da medicina conhecida como geriatria é responsável por estudar, avaliar, diagnosticar, tratar e acompanhar. Em suma, essa especialidade é capaz de cuidar de todas as disfunções que acometem o idoso.
Algumas pessoas são mais propícias a enfrentar danos em razão do processo de envelhecimento do que outras, levando em consideração que esse processo é estimulado por agentes externos e hábitos diários.
É por esse motivo que idosos da mesma idade podem apresentar qualidade de vida e bem-estar distintos, tendo em vista que o estilo de vida possui uma grande influência. De qualquer forma, um geriatra está disposto a atender quaisquer tipos de condições, de maneira a promover mais autonomia e independência.
Para que serve a geriatria?
Como você viu anteriormente, a geriatria é uma área da medicina responsável por investigar, diagnosticar, tratar, acompanhar e até mesmo prevenir problemas que acometem as pessoas mais velhas. O objetivo desse cuidado é proporcionar uma melhor qualidade de vida e bem-estar, permitindo que o idoso se sinta independente e capaz.
Enquanto isso, a gerontologia é um ramo dedicado ao estudo completo do processo de envelhecimento, que também conta com a assistência de outros profissionais de saúde, como fisioterapeuta, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, educadores físicos e assistentes sociais.
À vista disso, o médico geriatra atua juntamente de outros especialistas, incluindo também nutricionistas e psicólogos. Isso faz com que uma pessoa consiga “envelhecer bem”, se sentindo satisfeita e motivada a realizar atividades da rotina. Assim, ela também se torna capaz de cuidar de si, tirando proveito desse momento de sua vida.
Para isso, é possível que o profissional solicite o check-up médico, visando manter uma boa saúde física e mental. Os exames solicitados podem ser hemograma, densitometria óssea, exames de tireoide, colonoscopia, glicemia, exame de próstata, mamografia, eletrocardiograma, teste de esforço, entre outros.
Levando em consideração que a atuação da geriatria também tem como foco a prevenção de doenças, o geriatra pode indicar a realização de terapias integrativas a fim de impedir o surgimento de danos físicos ou emocionais.
Quais sinais indicam a necessidade de procurar um geriatra de forma urgente?
Existem alguns sinais que indicam a necessidade de procurar um profissional de geriatria com um maior imediatismo. Eles são responsáveis por atrapalhar a qualidade de vida e em algumas situações podem gerar complicações graves e/ou irreversíveis.
Entre os principais sintomas abrasivos que podem acometer uma pessoa durante a terceira ou quarta idade, destacam-se:
- Perda gradual da visão com o passar dos anos;
- Depressão;
- Incontinência urinária ou infecção de urina;
- Perda de equilíbrio;
- Sensação de dormência e formigamento;
- Instabilidade de postura;
- Tombos constantes;
- Sensação de fadiga persistente;
- Fraqueza nos músculos;
- Inchaço;
- Dificuldade em se lembrar de eventos passados ou recentes.
Um profissional de geriatria responsável e qualificado é capaz de descobrir os verdadeiros fatores responsáveis pelos incômodos, propondo as melhores alternativas a serem adotadas logo em seguida. Com esse cuidado, há como evitar que as condições fiquem graves e irreversíveis, garantindo um bom estado geral de saúde.
LEIA TAMBÉM: Quanto custa uma consulta com geriatra? Saiba mais detalhes!
Quando procurar um médico geriatra?
O profissional de geriatria é responsável por atuar em diversas fases da terceira e quarta idade. Ele não só atua no tratamento, como também previne o surgimento de doenças ou acompanha aquelas que já existem.
É fundamental que todos os procedimentos sejam feitos de forma humanizada e zelosa, mantendo o paciente disposto a realizar esse cuidado tão importante. A seguir, veja quando é recomendado procurar um médico geriatra.
Prevenção
Procurar o médico geriatra para a prevenção de diversos problemas que acometem os idosos é a melhor forma de evitar o surgimento de malefícios na terceira e quarta idade. Dessa forma, o profissional consegue orientar como chegar nessa fase da vida com saúde.
Logo, entende-se que as consultas não são apenas para os idosos e podem ser iniciadas a partir dos 50 anos de idade. Assim, há como prevenir um maior número de problemas e se preparar para uma nova etapa. Isso também é válido para pessoas que apresentam boas condições de saúde, contendo a possibilidade de realizar exames preventivos.
Acompanhamento
O acompanhamento com um profissional de geriatria é fundamental para auxiliar uma pessoa com idade igual ou superior a 60 anos a entender as alterações que ocorrem no corpo e na mente.
O processo de envelhecimento é responsável pelas mudanças, mas por mais que não existam meios de evitá-lo, é possível garantir que ele seja passado com bem-estar, qualidade de vida, conforto e segurança. Muitas pessoas possuem receio de chegar na velhice, mas com os cuidados adequados é possível tornar essa fase prazerosa.
Tratamento de doenças
Obviamente, as consultas com um profissional de geriatria não devem ser dispensadas em hipótese nenhuma nas situações em que o idoso já apresenta a presença de doenças. Esse cuidado ajuda a tratar as condições ou até mesmo controlar os sintomas, nos casos em que a doença não tem cura.
Também é possível prevenir a manifestação de sequelas, promovendo uma reabilitação. A realização de alternativas adequadas e administração de medicamentos corretos permite que uma pessoa idosa consiga ter uma boa saúde física e mental.
É importante ter em mente que esse acompanhamento deve ser bastante próximo, portanto a participação ativa do paciente e o trabalho humanizado do geriatra ajudam a alcançar resultados mais positivos. O zelo é uma das medidas mais eficazes de manter um paciente ativo e disposto a realizar o tratamento.
Quanto mais cedo esse cuidado for iniciado, maiores serão as chances de sucesso no tratamento, o que acarreta bastante satisfação. O ato de não esperar que sintomas abrasivos apareçam é capaz de salvar vidas, por isso é possível afirmar que a prevenção é o melhor caminho a ser seguido. As pessoas próximas ao idoso possuem um papel muito importante nessa etapa.
A AmorSaúde é a rede de clínicas populares que mais cresce no Brasil, oferecendo diversas especialidades como cardiologia, oftalmologia, odontologia e ginecologia.
Se você gostou deste conteúdo e deseja investir mais na sua saúde, agende já sua consulta conosco!