Você sente cansaço físico e mental? Veja o que causa fadiga!

7 minutos para ler

Você tem sentido um grande desânimo? Às vezes, parece impossível concluir tarefas simples? Sente que não consegue fazer tudo o que gostaria? Então, você pode estar passando por um quadro de estafa ou fadiga.

Essa condição se manifesta tanto na forma de cansaço físico quanto mental. Além dos sintomas, pode gerar diversos impactos na saúde — por isso, é indispensável contar com apoio médico.

Já que prestar atenção ao próprio corpo é tão importante, veja o que causa a fadiga e saiba como tratar o problema!

Marcar consulta Telemedicina

O que é estafa?

Sinônimo para fadiga, a estafa é um quadro de grande nível de cansaço físico e/ou mental. Ela acontece, principalmente, quando somos submetidos a uma carga excessiva de esforços ou a uma rotina intensa.

Seus sintomas se manifestam tanto de forma psicológica quanto física e ela requer tratamento específico. Para reverter o quadro, inclusive, é necessário entender as causas, de modo a agir sobre elas.

Qual a diferença entre estafa e estresse?

Quando falamos em um quadro de fadiga, muita gente confunde a situação com o estresse, como se fossem sinônimos. Embora estejam parcialmente relacionadas, essas condições são bem diferentes.

A estafa pode ser provocada ou potencializada pelo estresse, especialmente quando ele acontece de maneira contínua no dia a dia. Inclusive, a fadiga pode ser um de seus sintomas, mas não costuma ser a sua causa.

Como o estresse se desenvolve ao longo do tempo, o cansaço físico e mental pode ser o seu “ápice”, em uma espécie de manifestação do grau do problema.

Quais são os sintomas de fadiga mental?

O cansaço mental afeta todo o corpo e também a forma como você se sente ao longo do dia. Muitas vezes, uma reação a um episódio ou a dificuldade de trabalhar estão associadas a essa condição. Veja quais são os principais sintomas:

  • falha de memória;
  • insônia;
  • sensação de desânimo;
  • dificuldade de concentração;
  • irritação;
  • tristeza e angústia constantes;
  • problemas digestivos.

Quais são os sintomas de fadiga física?

Quando falamos em cansaço físico, os sintomas envolvem o funcionamento do corpo e dos seus sistemas. Essa é uma condição que se manifesta de forma diferente dependendo do grau de fadiga, mas, no geral, os sintomas incluem:

  • dores no corpo, como incômodos musculares;
  • baixa resistência física;
  • distensão muscular e de ligamentos;
  • apatia e indisposição.

O que causa a fadiga mental?

O cansaço mental está atrelado, normalmente, a condições ligadas ao cotidiano e aos hábitos de vida. Também pode estar conectado a questões de saúde e os principais motivos para sua ocorrência são:

  • falta de períodos de descanso e relaxamento (como quem trabalha várias horas seguidas);
  • altos níveis de estresse;
  • quadros de depressão;
  • abuso de substâncias como bebidas alcoólicas e cafeína.

O que causa a fadiga física?

O esgotamento das energias físicas pode ser causado por diversas condições no organismo. Entre as principais, estão:

  • excesso de esforços físicos;
  • consumo inadequado de nutrientes;
  • redução na quantidade de horas de sono;
  • problemas cardiovasculares, que limitam a “distribuição” de energia pelo corpo;
  • uso de certos medicamentos que têm a fadiga como efeito colateral;
  • doenças infecciosas;
  • sedentarismo.

Inclusive, ela pode ser causada pela síndrome da fadiga crônica, que é potencializada por problemas psicológicos e doenças autoimunes. Quem sofre com esse quadro tem dificuldade de realizar até atividades simples, devido à falta de energia.

Como tratar o cansaço mental?

O cuidado com a saúde mental é o principal segredo para lidar com a fadiga da mente. Você deve buscar meios de diminuir o estresse, como a prática da meditação ou da yoga.

O descanso é outro componente importante. Além de dormir por tempo suficiente ao longo dos dias, faça pausas no seu cotidiano. Evite o trabalho em excesso e tenha tempo diário para relaxar e aproveitar.

Caso o problema esteja associado a condições psicológicas prévias, como a depressão, é fundamental procurar ajuda. O acompanhamento de um profissional fará a diferença para o tratamento.

Como tratar o cansaço físico?

A mudança no ritmo de vida é um dos principais componentes para reverter a fadiga física. Comer melhor permite que o corpo tenha os nutrientes de que necessita para aumentar o nível de energia. Também é importante fugir do sedentarismo, mas evitar o exagero na prática de atividades físicas.

Se a fadiga física tiver sido causada pelo excesso de peso carregado, por exemplo, é essencial evitar esse quadro para garantir a saúde. Assim como para tratar a fadiga mental, é fundamental dormir por tempo o suficiente e ter uma rotina saudável.

Também é interessante procurar ajuda médica. Ao se consultar e fazer um check-up, você vai conferir se a doença está atrelada a condições hormonais ou a outros problemas, por exemplo.

Quais são as doenças que podem ser desencadeadas pela estafa?

A falta de atenção ao cansaço físico e mental não afeta apenas o seu bem-estar. Essas condições podem prejudicar a sua saúde de outras maneiras e, por isso, é preciso ter cuidado redobrado. A seguir, veja quais são as doenças que podem ser desencadeadas pela estafa!

Hipertensão

Dependendo do nível de fadiga, o quadro pode servir para desencadear a hipertensão. O aumento da pressão arterial é motivado pelo estresse e pode se tornar crônico. Além disso, a falta de energia prejudica a prática de atividades físicas, o que eleva os riscos quanto à consolidação dessa doença.

Infarto

A hipertensão é uma condição de risco para a saúde cardiovascular e, por isso, aumenta as chances de infarto. A falta de sono, os níveis elevados de estresse e o esforço excessivo podem exigir mais do coração e, assim, levar ao problema cardíaco.

Gastrite

O acúmulo de tensões geradas pelo estresse e o cansaço afetam o funcionamento do sistema gastrointestinal. Somado a isso, estão os hábitos ruins de alimentação, que também prejudicam a digestão. Como consequência, pode ocorrer o desenvolvimento de um quadro de gastrite.

Ansiedade

Especialmente diante de um quadro de cansaço mental, o cérebro não tem tempo o bastante para se recuperar. Isso serve para desencadear diversos problemas psicológicos, como a ansiedade. A falta de resultados, a baixa na concentração e as dificuldades para realizar atividades simples ampliam essa sensação.

Síndrome do pânico

Com o cansaço mental atingindo níveis extremos, aumentam os riscos de você desenvolver a síndrome do pânico. Os quadros se tornam cada vez mais recorrentes e podem até se tornar incapacitantes, o que exigirá um tratamento com maior intensidade.

A fadiga causa mais do que o cansaço mental ou o cansaço físico. Ela gera muito impacto no seu dia a dia e pode prejudicar a saúde como um todo. Por isso, é essencial ter atenção ao quadro e procurar ajuda especializada para tratá-lo!

Como esse quadro também pode afetar o sistema cardiovascular, aproveite para entender a importância de cuidar da saúde do coração para as mulheres!

Marcar consulta Telemedicina

Posts relacionados

Deixe um comentário