Afinal, qual é o médico do adolescente? Veja aqui!

6 minutos para ler

Logo que o bebê nasce, começam as consultas regulares ao pediatra para fazer o acompanhamento médico efetivo da criança: ele faz a avaliação de peso e altura, do desenvolvimento em geral e orienta quanto às vacinações. Mas até quando a mãe deve seguir com esse especialista? Qual é o profissional que deve dar continuidade a esses cuidados, ou seja, qual é o médico do adolescente?

Ainda desconhecido de muitas famílias, o hebiatra é o especialista mais indicado para fazer o acompanhamento de saúde do jovem. Então, qual a diferença entre ele e o pediatra? Quando levar seu filho nessa especialidade?

O assunto traz muitas dúvidas e, por isso, preparamos este post explicando por que passar pelo hebiatra periodicamente traz benefícios para a saúde e qualidade de vida do adolescente. Não perca!

Até quando levar meu filho ao pediatra?

O pediatra é um especialista conhecido de muita gente, sendo, em muitos casos, bastante próximo das famílias. Isso porque, além das consultas regulares, é a ele quem as mães e pais recorrem diante de uma febre alta que a criança apresente de madrugada, por exemplo.

Contudo, com o passar dos anos, surge uma dúvida: até quando é recomendado levar o filho nesse profissional? Segundo o Dr. Tyrone, clínico geral, não existe uma idade definida para parar de ir ao pediatra. A recomendação é começar a levar no hebiatra no início da puberdade, fase que varia entre os 9 e os 13 anos.

É comum ouvirmos que o pediatra pode atender pacientes entre 14 e 17 anos. “Isso é verdade, já que, em sua formação, esse especialista estuda as particularidades do tratamento do adolescente, ou seja, está capacitado para atender esse paciente”, detalha Dr. Tyrone.

Dessa maneira, quem é pediatra e quer trabalhar com esse público realiza outra especialização para intensificar seus conhecimentos nessa faixa etária, que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), vai de 10 a 20 anos incompletos; e de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), vai de 12 a 18 anos.

Por que procurar um hebiatra?

A hebiatria é uma especialização da pediatria, voltada para a adolescência e para todas as particularidades dessa fase. Então, ao procurar o médico do adolescente, você levará seu filho a alguém capacitado especificamente para acompanhar, tratar e orientá-lo.

Também é preciso considerar que muitos jovens podem começar a sentir vergonha de ser examinados pelo pediatra. O hebiatra entende essa questão e sabe como realizar uma abordagem mais adequada, deixando o paciente mais confortável na consulta.

O recomendado é que o pai ou a mãe participe somente da primeira consulta. Assim, o filho fica mais à vontade e pode receber um atendimento médico integral. Esse é um ponto importante, visto que conquistar a autonomia é importante nessa fase da vida.

Quais são as diferenças entre um hebiatra e um pediatra?

Segundo Dr. Tyrone, apesar de ambos serem capacitados para atender o público adolescente, o hebiatra diferencia-se, teoricamente, por estar mais preparado para fazer esse acompanhamento. Dessa maneira, ele é o mais indicado para verificar não apenas o desenvolvimento físico do jovem, mas também, outras alterações típicas desse período, como:

O médico do adolescente faz o diagnóstico e acompanhamento de casos de hipertensão arterial, níveis elevados de colesterol e diabetes. Também pode acompanhar e orientar o jovem obeso.

Ele pode, inclusive, orientar sobre questões mais delicadas que podem envolver esse paciente, como doenças sexualmente transmissíveis, tabagismo, uso de álcool e drogas. É, portanto, um atendimento médico que vai trazer mais tranquilidade para os pais lidarem com essa etapa da vida de seus filhos.

Qual é a diferença entre um clínico geral e um hebiatra?

Até para não causar desconforto ao adolescente, muitas famílias acostumam-se a trocar o pediatra pelo clínico geral, que tem uma formação mais generalista. Nesse sentido, qual a diferença entre essa especialidade e a hebiatria?

“A diferença está na formação. O clínico geral tem um conhecimento mais superficial da fase da adolescência, mais focado nas patologias. Já o hebiatra é um pediatra que ampliou mais ainda seu conhecimento e consegue oferecer um suporte melhor não só nas patologias, mas também, nas transformações fisiológicas dessa faixa etária”, explica Dr. Tyrone.

É importante destacar que, em muitos casos, o próprio pediatra escolhe não atender mais o adolescente. Na ausência do hebiatra, é o clínico geral quem acaba absorvendo esses pacientes em nível ambulatorial.

Tyrone reforça, ainda, que muitos adolescentes apresentam doenças do adulto, como diabetes, hipotireoidismo, hipertensão arterial sistêmica, dislipidemia e doença sexualmente transmissível. O clínico geral também tem a capacidade de cuidar dessas patologias.

Com que regularidade se deve levar o adolescente ao médico?

Sabemos que, ao contrário do público infantil, que passa por um acompanhamento médico mais intenso, o jovem só procura um especialista quando está doente. Entretanto, essa cultura precisa mudar, pois é nessa fase que surgem muitas doenças que podem ser prevenidas.

Então, da mesma forma que é recomendado para as outras idades, ele precisa fazer as consultas rotineiras. Desse modo, o hebiatra, já que é o médico do adolescente, tem um papel importante para mudar essa história.

Como ele está mais preparado para receber esse paciente, consegue garantir um acompanhamento mais regular. Dr. Tyrone destaca que essas consultas são importantes, pois estamos lidando com uma fase da vida de muita transformação física e que, portanto, gera muitas dúvidas.

Assim, o ideal seria que o adolescente fizesse, pelo menos, dois atendimentos por ano com o hebiatra, devido à rapidez com as quais essas transformações ocorrem.

Agora, você já sabe como é importante levar seu filho para um atendimento mais direcionado, ou seja, com o médico do adolescente. Fazer o check-up médico do jovem com o hebiatra significa ser atendido por quem tem mais conhecimentos sobre as especificidades dessa etapa da vida.

Se você quer cuidar da sua saúde e de toda a sua família de forma segura e econômica, pode contar com o AmorSaúde. Agende uma consulta na unidade mais próxima de você e receba um atendimento de qualidade!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe uma resposta