Conheça 6 benefícios de beber água com frequência

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Se você já pesquisou sobre hábitos saudáveis, com certeza, recebeu a informação de que é importante beber água com frequência. Mais da metade do corpo humano é composto por essa substância, então, a hidratação se torna fundamental para o bom funcionamento do organismo.

No entanto, muitas pessoas sentem dificuldades em criar esse hábito, normalmente por ingerir o líquido apenas quando sentem sede ou, até mesmo, por não gostarem dele. Assim, mesmo conhecendo os benefícios do consumo ou as consequências da falta de água no corpo, é difícil criar esse hábito.

Exatamente por isso, preparamos este conteúdo completo sobre o assunto. Continue a leitura para conhecer a importância da ingestão de água, quais as consequências da falta dessa substância no organismo e as principais dicas para começar a consumi-la na quantidade ideal!

Quais os 6 principais benefícios de beber água com frequência?

Se você ainda não sabe qual a importância da água para o organismo, conheça agora os 6 principais benefícios que ela proporciona!

1. Hidrata o corpo

Uma boa hidratação do corpo garante o bom funcionamento das células e o transporte de todos os nutrientes pelo organismo, além de auxiliar na eliminação de toxinas. Isso oferece mais disposição, aumenta a imunidade e melhora a memória.

Vale lembrar que a desidratação causa sintomas como dores de cabeça, náuseas, diarreias e vômitos. Em casos mais graves, também pode resultar em febre e dar início a outras complicações no organismo.

2. Ajuda a emagrecer

O consumo correto de água aumenta a atividade do sistema nervoso e eleva o nível de energia gasto, o que auxilia na queima de gordura. Portanto, é uma prática fundamental para o controle de peso e, aliada às dietas, auxilia no emagrecimento.

Ela também ajuda o trato intestinal, evitando a prisão de ventre. Apesar de não estar diretamente relacionada ao emagrecimento, ainda evita o inchaço e os incômodos causados pelo mau funcionamento do intestino.

3. Sensação de saciedade

Um dos grandes causadores da má alimentação é a falta de saciedade. Quando a sensação de fome é constante, a tendência é fazer diversas refeições durante o dia, mas, normalmente, elas acabam não sendo saudáveis.

Quando você bebe água regularmente, ela reduz a vontade de comer, pois ajuda a manter o corpo saciado, já que distende o estômago. Além de auxiliar no emagrecimento, isso colabora com a criação de hábitos de alimentação mais saudáveis, que auxiliam no combate ao colesterol e outros malefícios gerados pelo consumo frequente de besteiras.

4. Melhora a circulação sanguínea

O sangue é o responsável por levar oxigênio para todo o organismo, então, um bom volume de água é fundamental para que todo o corpo seja irrigado e receba a nutrição necessária. É isso que dará energia para os músculos e evitará sensações como o cansaço excessivo.

Como consequência, ela também mantém a pressão arterial equilibrada e faz com que o sangue flua com facilidade pelos vasos sanguíneos. A desidratação torna o sangue viscoso e aumenta os riscos de sofrer uma queda de pressão ou problemas mais graves, como infarto e derrame.

5. Previne doenças

O consumo de água atua no controle dos níveis de ureia e ácido úrico no sangue, evitando que se elevem. Quando a concentração fica alta, pode causar pedras nos rins ou problemas nas articulações.

A desidratação também contribui para o aparecimento de outras doenças, como asma, colite e constipação. Então, beber água é uma medida fundamental para evitar o desenvolvimento de enfermidades e ter mais qualidade de vida.

6. Mantém a pele saudável

A água compõe parte do manto hidrolipídico da pele, que é uma barreira que tem como objetivo proteger o organismo de agentes nocivos e atua no equilíbrio das células, garantindo o melhor funcionamento do metabolismo.

Desse modo, a substância ajuda nos cuidados com a pele, pois exerce um papel importante para que ela fique elástica, íntegra e macia, além de auxiliar no combate à celulite.

Quais as consequências de beber pouca água?

Enquanto beber uma boa quantidade de água oferece diversos benefícios, a falta dessa substância traz algumas consequências para o organismo. Confira as principais:

  • prejudica o funcionamento dos rins;
  • resseca a pele;
  • dificulta a digestão;
  • causa prisão de ventre;
  • aumenta o risco de doenças;
  • sensação de cansaço;
  • cãibras.

Exatamente por isso, é essencial manter o corpo bem hidratado e aumentar o consumo de água. Um cuidado importante é não ingerir o líquido apenas quando sentir sede, mas ter como hábito tomar água em diversas oportunidades do dia.

Como beber mais água durante o dia?

Para aproveitar todos os benefícios que beber água proporciona, o ideal é ingerir pelo menos 2 litros por dia, mas, se você pratica atividades físicas, é importante redobrar a atenção e ampliar o volume ingerido, já que os exercícios aumentam a perda de água e exigem a reidratação para evitar problemas de saúde.

Se você quer adotar esse hábito, mas sente dificuldades para beber a quantidade necessária de água todos os dias, existem algumas dicas que podem ajudar nessa tarefa. A primeira é ter uma garrafinha sempre por perto; assim, ficará mais fácil beber água sempre que você lembrar.

Isso evita que deixe de ingerir o líquido por não o ter disponível no local ou pela dificuldade em interromper uma tarefa. No trabalho, por exemplo, as interrupções para ir buscar água podem atrapalhar a produtividade. Mas, se você tiver uma garrafa por perto, isso não será problema.

Além disso, ativar a memória e controlar a quantidade de água ingerida também é importante, então, aposte na tecnologia. Existem aplicativos para celular que enviam lembretes sobre essa necessidade e oferecem ferramentas para anotar o volume consumido.

Outra prática importante é a ingestão do líquido em formas diferentes, como sucos, chás e águas saborizadas. As frutas e vegetais também contam com um bom volume de água em sua composição, então, vale a pena aumentar o consumo.

Viu só? Beber água com frequência é um cuidado fundamental com a saúde e traz diversos benefícios para o corpo, garantindo mais disposição e auxiliando na prevenção de doenças. Por isso mesmo, organize a sua rotina para adotar esse hábito!

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